20 JUL 2022
Entrega dos certificados aos Guasqueiros que participaram da Semana da Cultura 2022.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Leonardo Polina fez entrega dos certificados aos Guasqueiros que participaram da Semana da Cultura 2022.
De mãos muito habilidosas e olhar extremamente detalhista nasce uma importante profissão que, apesar de muito antiga, é pouco difundida no Rio Grande do Sul: o guasqueiro. Você já ouviu falar? Sabe o que ele faz? Guasqueiro vem da palavra “guasca”, sendo uma tira ou correia de couro cru usada para produzir peças para equitação, encilhas e indumentária gaúcha. Um trabalho artesanal, meticuloso, que esses habilidosos profissionais realizam com excelência. A principal diferença entre o trabalho do guasqueiro e do feito em um curtume, por exemplo, está na origem da matéria-prima e no processo de produção.
Promover eventos e ações que ajudem esses homens e mulheres levarem o ensinamento dessa prática a mais pessoas e deixar viva essa arte tão linda e tão cheia de história é um compromisso com a Cultura Gaúcha!!!