03 MAI 2022
Reunião presencial com a presença de dirigentes da Cultura de vários Municípios
Entre os presentes estava a Diretora de Cultura do Município de Piratini, Silvia Valéria Garcia, além de representantes de Arroio Grande, Jaguarão, Pelotas, Arroio do Padre, Turuçu, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Leandro Maia representando a UFPEL.
Nesse primeiro encontro foi apresentado um formulário a ser preenchido pelos dirigentes de cultura da região para que possibilite a organização de um panorama da situação cultural, sob o ponto de vista administrativo e de política cultural.
Além disso, cada membro presente fez uma explanação sobre a realidade enfrentada, principalmente com relação a implantação do sistema municipal de cultura, de cada município.
Dois pontos em comum foram detectados para que todos procurem as devidas soluções:
1) A dificuldade de mobilização, diálogo e estruturação dos Conselhos Municipais de Cultura (ou de política cultural);
2) Para boa parte dos municípios, a maior dificuldade ainda é a elaboração/finalização ou encaminhamento do Plano de Cultura - tendo a maioria delas Conselho e Fundo.
Quanto a esses itens, a proposta é, em conjunto com a UFPEL, projetar uma Caravana que percorra os municípios a fim de qualificar os Conselhos de Cultura e também auxiliar nos Planos de Cultura.
Outro ponto de pauta discutido ainda nesta primeira reunião, referiu-se à Lei Paulo Gustavo que deve passar pelo processo de votação do Veto Presidencial essa semana.
Ficou definido pelos presentes o acompanhamento da pauta e assim que definida, um imediato chamamento para qualificação dos gestores a respeito dessa legislação.