23 OUT 2023
2ª Mostra e Feira do Morango de Piratini Revela Morangos Mais Doces e Pesados: Um Sucesso para a Comunidade Agrícola
No dia 20 de outubro, ocorreu a 2ª Mostra e Feira do Morango de Piratini, promovida pela EMATER/RS - ASCAR, com a participação de 4 produtores exibindo seus produtos. Durante a tarde, foi realizado um concurso para identificar o morango mais pesado e o mais doce, critérios que indicam a qualidade e o ponto de colheita do fruto. Os sólidos solúveis presentes na polpa dos morangos, incluindo açúcares e ácidos orgânicos, são fatores essenciais para o sabor e a aceitação pelos consumidores. O teor de sólidos solúveis aumenta durante a maturação do fruto, sendo determinado pelo refratômetro, um dispositivo que mede esses valores em ºBrix, baseando-se na refração da luz.
Os resultados do concurso revelaram que o morango mais pesado foi trazido por Schirlei de Oliveira Cruz, com 67 gramas, enquanto o mais doce foi cultivado por Iolanda e Solismar Milbratz, com um teor de açúcares de 8,66 ºBrix.
Parabéns a todos os produtores de Piratini e agradecemos aos parceiros Prefeitura Municipal, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Secretaria da Educação e Cresol pelo valioso apoio.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024