Conheça um pouco da Comunidade Rincão do Faxina. 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.
A comunidade certificada pela Fundação Cultural Palmares, Rincão da Faxina foi fundada em 2010, situada no km 10 da RS 702, localidade Faxina, 5º distrito do município de Piratini. É constituída por 47 famílias totalizando 157 integrantes. A maior parte da renda familiar vem do plantio de hortaliças, árvores frutíferas, produção de conservas, doces e pães.
Utilizando parte das vagas das instituições de ensino superior para candidatos afrodescendentes, a comunidade conseguiu formar quatro jovens na área da educação, três na área de enfermagem e dois mestrados em geoprocessamento e atualmente duas jovens cursando psicologia e medicina.
Sua sede foi projetada para um centro de formação e aplicação de cursos e o seu desenvolvimento se dá através das políticas públicas.
No ano de 2012 a comunidade criou a Associação Quilombola Rincão da Faxina e dentre as conquistas ao longo da sua existência, e que a torna um exemplo a ser seguido, podemos citar: o trabalho solidário, organização e união das famílias e a fixação dos seus membros no campo, criando com isso a permanência do núcleo familiar.
Fonte: Assessoria de Comunicação