09 NOV 2022
1º MOSTRA E FEIRA DE MORANGOS DE PIRATINI!!!
Na última sexta-feira – 04/11, ocorreu a 1º Mostra e Feira do Morango de Piratini, com a participação de 6 agricultores trazendo seus produtos. O concurso se realizou na parte da tarde onde se indicou o morango mais pesado e o morango mais doce.
Estes são aspectos de qualidade do morango que indicam o ponto de colheita. Os sólidos solúveis presentes na polpa dos frutos incluem importantes compostos responsáveis pelo sabor e pela consequente aceitação por parte dos consumidores. Os mais importantes são os açúcares e os ácidos orgânicos, os mais predominantes são os açúcares no fruto maduro.
Caracteristicamente, durante a maturação, como ocorre com a maioria dos frutos, o teor de sólidos solúveis aumenta. Esta resposta pode ser acompanhada para fins de determinação do momento da colheita.
Como indicador de maturidade do fruto, o teor de sólidos solúveis pode ser determinado por equipamento denominado refratômetro, que fornece os valores em ºBrix. O Refratômetro se baseia na refração da luz, quando a luz mudar de meio, ela mudará de direção.
Como resultado do concurso de hoje temos o morango mais pesado da feira trazido pela Luciana Greque Fouchy e o morango mais doce veio da produção de Marciane Bahr Bierhals.
Parabéns a todos os produtores de Piratini, e obrigada aos parceiros Emater/Piratini, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Educação e Desporto e Banco do Brasil pelo apoio.