O Posto de Saúde ESF CANCELÃO Virginia Porto, realizou nesta terça-feira, dia 21/06 uma atividade de educação em saúde, na Escola Estadual República Riograndense, com crianças da faixa etária de 09 a 14 anos, com tema de HPV e a disponibilidade da vacina na Unidade de Saúde.
Por ser uma doença difícil de ser detectada, muitas vezes a paciente só descobre que tem o vírus, quando a enfermidade está em um nível mais avançado. “Cerca de 90% dos casos de HPV não apresentam sintomas”. Por isso, visitas periódicas ao médico e a realização do exame Papanicolau anualmente são de extrema importância. Desde a primeira menstruação a menina deve começar a se consultar com o médico ginecologista, que vai acompanhar todo o seu desenvolvimento, dar orientações sobre como cuidar da sua saúde intima e se proteger das doenças sexualmente transmissíveis.
O objetivo da vacinação é reduzir o risco de infecções, a incidência dos tipos de câncer ocasionados pelo vírus e verrugas genitais. Essa é uma vacina segura, feita através de uma recombinação genética, que resultou em uma partícula eficiente. Entre suas vantagens está uma resposta imune mais potente e anticorpos mais elevados.