13 MAI 2022
COOPAVA apresenta novos produtos
Na tarde da segunda-feira (09/05), a COOPAVA (Cooperativa de Produção Agropecuária Vista Alegre), acompanhada da Assistência Técnica da Emater, reuniram-se com o Prefeito, Marcio Porto para apresentar seus novos produtos.
A Agroindústria de Derivados do Leite (queijo colonial, iogurte natural e bebida láctea) inicialmente conta com a produção do queijo colonial com Registro no SIPOA (Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal), podendo ser comercializado em todo o estado do RS. A perspectiva é que a oferta de produtos seja ampliada.
A matéria prima do Lacticínios da Coopava Terra Livre, é proveniente de produção própria de 20 famílias associadas, com uma produção de 600/litros de leite/mês, para a fabricação dos queijos. Além da produção já consolidada a 18 anos no mercado do leite Terra Livre (de saquinho) que é disponibilizado na região sul, com uma produção mensal de 25mil litros.
Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido através da Assistência Técnica da EMATER e pelo PEAF (Programa Estadual da Agricultura Familiar) na perspectiva de apresentar novos produtos no Mercado, visando qualidade e sabor.
Hoje a agroindústria conta com 4 pessoas trabalhando diretamente na fabricação do queijo, onde produzem média de 80kg de queijo/mês.
O consumidor pode ter acesso ao produto nos mercados locais com vendas diretas. Ele também poderá ser apreciado durante a Semana Farroupilha de 2022, durante a maior festa Gaúcha do Estado.