12 MAR 2022
4º Conferência Municipal de Saúde Mental
Um dos princípios básicos do SUS (Sistema Único de Saúde) é a participação da comunidade na definição de políticas públicas. As conferências municipais são o espaço privilegiado para discutirmos a situação de saúde em cada território e propor alternativas para as políticas públicas resolverem os problemas na área da saúde.
Pensar “ A política de saúde mental como direito” foi o tema da 4º Conferência Municipal de Saúde Mental que aconteceu nessa sexta-feira (11/03) no Centro de Convivência do Idoso. A conferência foi promovida e organizada pela equipe do CAPS Farroupilha, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde.
As pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas de modo que se percebam acolhidas e valorizadas no seu modo de ser, ouvidas e reconhecidas em suas necessidades e vontades – inclusive em seu próprio projeto de tratamento, de modo a permitir e promover melhorias em sua vida e saúde como um todo.
Buscar essa discussão com toda a comunidade sobre esse tema tão importante em nossas vidas é extremamente importante e relevante. Que todos nós possamos seguir discutindo e buscando evolução na saúde, para esse grupo tão expressivos de pessoas com transtornos mentais e sociais.