A questão da habitação pode ser considerada, na atualidade, um dos principais problemas sociais urbanos do Brasil. E necessário se pensar em soluções para graves problemas de infraestrutura (saneamento, asfaltamento, etc.), construção de moradias para atender ao número alarmante de famílias sem casa própria e também pensar sobre o questionamento das obras de urbanização em áreas periféricas.
É importante perceber como os atuais problemas urbanos, em especial aqueles relacionados à habitação, refletem um século de políticas que não consideraram a população mais pobre ou, em alguns períodos, nem existiram. Nesse sentido, torna-se pertinente uma retomada histórica da questão da habitação urbana nas Cidades, Estados e País.
Seguindo essa perspectiva de atender essa população mais vulnerável do nosso Município, a Secretaria de Habitação vem desenvolvendo políticas públicas habitacionais para que consigamos diminuir o déficit habitacional que nos atinge. A exemplo disso na tarde de hoje, sexta-feira (11/03) foram entregues, no Bairro Cancelão, os 4 primeiros chalés, de um total de 12 unidades, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social.
Esse é um projeto da Secretaria de Habitação, todo ele realizado com recursos próprios do Município, com um investimento de R$ 279.198,60. Esse é apenas um passo para sanar o problema da falta de moradia, mas já é uma grande realização para todos termos essas famílias beneficiadas.
Continuamos todos juntos trabalhando pelo crescimento e pela dignidade de todos os moradores da nossa Primeira Capital Farroupilha!!