A Administração Municipal de Piratini esteve presente na Sessão Solene realizada na Câmara de Vereadores em homenagem ao senhor TchêVoni, reconhecido como benemérito da cultura Piratiniense. Na ocasião, ele recebeu a honra ao mérito, concedida pelo Legislativo Municipal por indicação do vereador Sérgio Castro (PDT).
O momento foi marcado por falas importantes, como a do professor Ricardo Henriques, que abordou a história militar do Rio Grande do Sul, e da escritora e pesquisadora da vida de Garibaldi, Senhora Elma, que também trouxe suas contribuições. Representando o secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro, o senhor Rubinho Oliveira destacou a satisfação em estar presente em Piratini.
Um gesto de grande significado emocionou a todos: o senhor TchêVoni realizou a doação de uma ponta de lança do período da Revolução Farroupilha ao Museu Histórico Farroupilha, entregue à diretora Luiza Rodrigues, reforçando ainda mais a importância da preservação da nossa memória e identidade cultural.
A Administração Municipal parabeniza e agradece ao senhor TchêVoni pela sua dedicação e contribuição à cultura de Piratini, mantendo viva a história que nos orgulha e inspira.