22 JUN 2023
Visita técnica à ECOCITRUS fortalece produção de citros orgânicos e incentiva práticas sustentáveis na região
Visita Técnica - ECOCITRUS 🍊🌱
No dia 13/06, ocorreu uma visita especial ao ECOCITRUS, um projeto de produção de citros orgânicos em sistema cooperativo. Produtores interessados e técnicos da EMATER de 5 municípios vizinhos (Arroio do Padre, Canguçu, Morro Redondo, Pelotas, Piratini) se uniram nessa experiência enriquecedora.
Durante a visita, o grupo foi recebido com um delicioso café da manhã na sede da agroindústria, onde os representantes da ECOCITRUS explicaram sobre as demandas e necessidades da cooperativa em aumentar a produção de citros orgânicos. Também conheceram todas as etapas do beneficiamento das frutas, desde a recepção até o envasamento e expedição.
Em seguida, visitaram a usina de compostagem, responsável por transformar resíduos orgânicos em composto orgânico, biofertilizante líquido e biogás. Esse serviço é essencial para a produção de laranjas, bergamotas e limões orgânicos, utilizados na fabricação de sucos e óleos essenciais.
Na parte da tarde, o grupo conheceu a família Lottermann, que compartilhou sua experiência na produção de citros orgânicos e falou sobre sucessão familiar e trabalho cooperativo. Puderam caminhar pelos pomares, degustar frutas e receber orientações técnicas sobre o cultivo orgânico.
A excursão à ECOCITRUS foi um sucesso e despertou a importância da implementação de usinas de compostagem nos municípios representados. Agricultores, EMATER, prefeituras e instituições de pesquisa estão planejando ações para fortalecer o sistema produtivo de citros orgânicos na região.
Acreditamos que essa visita plantou a semente para uma nova oportunidade de renda e realização de sonhos no campo. É possível alcançar a produção de alimentos limpos e preservar o meio ambiente, como demonstra a Cooperativa ECOCITRUS ao longo de seus 29 anos de história.
Juntos, podemos transformar a agricultura e promover um futuro sustentável.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024