01 AGO 2022
Visita técnica ao município de Lajeado e a UNIVATES, Universidade do Vale do Taquari.
Secretário de Desenvolvimento, Planejamento e Projetos realizou visita técnica ao município de Lajeado e a UNIVATES, Universidade do Vale do Taquari.
As visitas foram realizadas junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município contemplado com o prêmio nacional de melhor ecossistema de inovação em formação do Brasil. O prêmio foi um reconhecimento pelo trabalho articulado pela sociedade local que mobilizou a tríplice hélice do desenvolvimento: governo, empreendedores e universidade em prol de projetos inovadores, dentre eles o Pró-Move Lajeado. Um movimento que vem congregando as forças vivas da sociedade local em prol da inovação projetando o município para o futuro por meio de Câmaras temáticas. As Câmaras reúnem os respectivos segmentos da sociedade local a exemplo da Indústria, comércio, empresas de tecnologia, entre outros. A premiação inédita no Brasil advém de o município estar com um ecossistema de inovação em construção.
O Secretário Leonardo Polina e a equipe do Instituto Inovação foram recebidos pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Lajeado Andre Bucker e por Cristiano Zanine da Agência de Desenvolvimento e Inovação local.
Noutra agenda junto a UNIVATES, Universidade do Vale do Taquari, o Secretário foi recebido pela coordenadora da Tecnovates. O polo tecnológico do Vale do Taquari. O espaço incuba empresas inovadoras e Startups. A coordenadora Cíntia Agostini relatou a forma de atuação do parque tecnológico e sua vocação comunitária. Segundo Cíntia a educação precisa passar por profundas transformações de modo a adequar-se às novas premissas do mundo em desenvolvimento a exemplo da quarta revolução industrial. O nível de comprometimento dos jovens no mercado de trabalho foi motivo de debates e expôs a fragilidade do sistema de ensino. A diretora técnica do Instituto Inovação Jennifer Sampaio revelou que a procura por profissionais maduros aumento em função da fragilidade e indisciplinado dos mais jovens.
A coordenadora abordou elementos importantes da constituição do ecossistema de inovação do município e pontuou a necessidade de manter a relação saudável entre todos os entes envolvidos.
Seguimos o projeto e trabalho em prol do desenvolvimento econômico da nossa Primeira Capital Farroupilha!!