09 MAI 2022
Febre. Dor de cabeça. Cansaço. Dor no corpo. Covid-19?
Embora sejam sintomas tão conhecidos por quem é acometido pelo coronavírus, podem ser fruto de uma outra doença que preocupa as autoridades de saúde: a dengue. Recentemente, a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta epidemiológico para situação crítica. Isso porque a infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, já atinge 435 municípios, 90% do total.
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:
• Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
• Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
• Limpar sempre as calhas dos canos;
• Não jogar lixo em terrenos baldios;
• Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
• Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
• Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
• Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
• Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
• Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Em caso de dúvida ou para qualquer esclarecimento entre em contato com a equipe de vigilância epidemiológica na Secretaria Municipal de Saúde. CUIDE-SE!!!