21 MAR 2022
Aquisição de mudas de morango para Agricultura Familiar!!
Dia 15 de março foi realizada a primeira entrega de mudas de morango da cultivar San Andreas. Estas mudas foram adquiridas através do Programa Municipal de Incentivo a Diversificação Produtiva para aquisição de mudas de morango, que consiste em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e a EMATER/ASCAR de Piratini.
O programa objetiva diversificar a produção agrícola do Município e proporcionar uma alternativa para geração de renda dos agricultores familiares, oferecendo orientação e assistência técnica para o cultivo do morango e encomenda de mudas com contrapartida da Prefeitura no transporte das mesmas.
Tradicionalmente, as mudas de morango chegam em abril/maio, se tratando de mudas de cultivares de dia curto, e no mês de junho as de dia neutro. Os produtores optaram por adquirir variedades que pudessem ser plantadas mais cedo, e também fossem de qualidade, proporcionando antecipação de colheita dos morangos. As mudas que atenderam este mercado foram provenientes da Segóvia/Espanha, sendo escolhida a cultivar San Andreas, por ser mais utilizada em cultivo fora do solo, por se tratar de plantas que não são influenciadas pelo fotoperíodo, e sim pela disponibilidade de água e temperatura, também conhecidas por cultivares de dia neutro. Outro motivo da escolha desta variedade é porque melhor se adaptou no Município.
Os produtores Iolanda e Solismar Milbrats foram os primeiros a acessar os benefícios do Programa de parceria da Secretaria Municipal e a EMATER/ ASCAR de Piratini.
Segue-se o trabalho na orientação de plantio e manejo inicial das mudas.