27 JAN 2023
Período de estiagem aumenta o risco de incêndios em áreas de mata e vegetação.
O Período de estiagem aumenta o risco de incêndios em áreas de mata e vegetação.
A falta de chuvas, que está afetando todo o Estado do Rio Grande do Sul e se tornando uma das fases mais secas dos últimos 4 anos, aumenta os riscos de ocorrência de incêndios em matas e terrenos. O fogo em florestas, em especial as de reflorestamento, pode causar danos graves ambientais e financeiros.
As empresas Piratinienses, do polo madeireiro, já passaram por momentos de tensão nessa época de estiagem, e nos últimos dias não está diferindo, na manhã de quinta-feira (27/01) o Prefeito Interino, Claudio Dias, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Leonardo Polina e o Secretário de Obras, Alessandro Krause, estiveram fazendo um acompanhamento de uma área afetada por um incêndio nessa região.
O Prefeito ressalta que, tudo que é possível ser feito pelo Município, para amenizar essas situações está sendo feito, porém, vale ressaltar que a demanda por água potável para famílias afetadas é muito alta, sendo assim, nem sempre os caminhões estão conseguindo ajudar em áreas de incêndio.
Reforçamos o pedido para que TODOS intensifique as ações destinadas à PREVENÇÃO desse tipo de acidente, um simples descuido pode causar um incêndio sem proporções.
Para evitar acidentes, a Defesa Civil recomenda uma séria de ações:
Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo;
Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de estradas e rodovias;
Cuidado com churrasqueiras em áreas de acampamentos e sombras de mata nativa.
Fonte: Assessoria de comunicação