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Sendo Piratini contemplado com equipe volante também em razão da extensão territorial. Apesar de não contar ainda com a equipe completa.
Programas principais e exclusivos desenvolvidos pela equipe técnica do Cras:
PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família consiste no atendimento individual e coletivo; visita domiciliar para acompanhamento das famílias. SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos significa atendimentos para grupos de todas as faixas etárias – crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos – com objetivo de trabalhar questões sociais.
O Município oferece dentro do SCFV o CCI - Centro de Convivência do Idoso que realiza os seguintes atendimentos:
➢ Atendimentos e visitas domiciliares em casos de suspeita de negligência, abandono, maus tratos com objetivo de dar suporte e encaminhar a vítima para proteção e acompanhamento; (denúncias realizadas pelo Ministério Público local;
➢ Grupo de Convivência com encontros semanais;
➢ Palestras e eventos comunitários com objetivo de promover o acesso a informações e a direitos;
➢ Reuniões com a rede de atendimento municipal;
➢ Participação nos conselhos municipais de controle social (conselho do idoso).
Atendimentos realizados pela equipe do CRAS e também pela equipe da SMAS:
➢ Encaminhamento para cadastro único;
➢ Grupos de Convivência para os seus diversos públicos;
➢ Visitas domiciliares para averiguação cadastral e fiscalização realizadas por técnico de nível superior, bem como, atender e encaminhar as famílias para outros serviços e tratar denúncias de irregularidades
➢ Orientação e encaminhamento do cidadão aos órgãos e serviços do município, seja educação, saúde, sistema de justiça ou outros que ele necessitar para que possa ter acesso aos seus direitos;
➢ Atendimentos e visitas domiciliares em casos de suspeita de negligência, abandono, maus tratos com objetivo de dar suporte e encaminhar a vítima para proteção e acompanhamento; (Recebimento de casos via disque 100);
➢ Avaliações psicossociais para concessão de benefícios (como cesta básica; auxílio funeral; entre outros) de acordo com a Lei Municipal de Benefícios Eventuais;
➢ Atendimentos em mutirão na zona rural;
➢ Palestras e eventos comunitários com objetivo de promover o acesso a informações e a direitos;
➢ Reuniões com a rede de atendimento municipal;
➢ Participação nos conselhos municipais de controle social (assistência social; condica; habitação);
➢ Realizar as conferências municipais de assistência social e dos direitos das crianças e adolescentes
➢ Participação no acompanhamento dos convênios com as entidades socioassistenciais do município.
➢ Avaliações psicossociais em caso de situações de calamidade.