O “FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA” surgiu em 1937, como ideia de um grupo de patriotas, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo que representasse o ardor cívico do nosso povo. A escolha recaiu sobre o FOGO, elemento cuja descoberta deu início a evolução do homem.
Levada a ideia à LIGA DA DEFESA NACIONAL, foi acolhida com muito entusiasmo, complementada com o acréscimo de que o FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA deveria percorrer o território nacional, numa corrida de revezamento que iria ser denominada CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO DA PÁTRIA. Assim, em 1938, foi realizada uma pequena corrida, num trecho de 26 km, entre as cidades de VIAMÃO e de PORTO ALEGRE, constituindo-se ela na 1º Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.
Na manhã dessa quinta-feira (18/08), a Associação de Amigos e Veteranos da Polícia Do Exército representantes da Liga de defesa nacional viemos trazer a chama do fogo

simbólico da Pátria até o município de Piratini.
O Veterano KNORR conduziu a chama até às mãos do Prefeito Marcio Porto. Essa “centelha” fica no Município até dia 7 de setembro, dia que comemoramos a Independência do Brasil, momento que a chama é extinta.